Hostwriter’s Ambassador Priscila Pacheco was recently interviewed by Portal Imprensa, talking about the importance of solutions journalism in Brazil. In the interview, Priscila offers tips for students and journalists interested in the topic of solutions journalism.
“
- Quando pensar em uma pauta se perguntar se aquele problema ocorre em diferentes lugares e quais são as respostas que estão dando a ele. Quem está tendo mais êxito para melhorar esse mesmo problema?
- Pensar em qual impacto quer gerar com aquela matéria.
- Precisa ter o senso crítico apurado, pesquisar bastante, apurar os dados daquele problema que está tendo alguma iniciativa com foco em solução. Conversar com especialistas que não estejam envolvidos nas iniciativas citadas na pauta.
- Tomar cuidado para não produzir algo estilo publireportagem ou release. A nossa missão não é fazer propaganda nem endeusar ninguém, mas em um piscar de olhos você pode fazer isso e desencaminhar a reportagem.
- É preciso ter em mente que não há solução perfeita, que algo terá pontos fortes e fracos. Mas precisa ter evidência suficiente para sustentar a credibilidade.
- Pensar na conexão com a audiência. Um jornalista pode planejar ações de conexão com a audiência que podem ser implementadas desde o momento da apuração até o pós-publicação, por exemplo.
You can read the entire story (in Portuguese) at this link.